Graduação

Graduação

O Departamento de Genética e Morfologia é composto por duas grandes áreas de pesquisa, ensino e extensão: Genética e Morfologia.

Dentre os cursos de graduação em que atuam os professores do departamento temos odontologia, farmácia, ciências biológicas, biotecnologia, dentre outros.

A diversidade da formação dos professores que compõem o departamento permitem o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa. 

 

Linhas de Pesquisa do Departamento de Genética e Morfologia

Linha de pesquisa Descrição Professor responsável
Regulação epigenética de fatores de virulência de leveduras patógenas oportunistas
Investigar a regulação epigenética dos de fatores de virulência de patógenos humanos como Cryptococcus spp. e Candida spp., por meio da avaliação do efeito, sobre os fungos e sobre as células fagocíticas de mamíferos, de drogas remodeladoras da estrutura da cromatina, metabólitos de actinobactérias associadas a plantas medicinais e/ou terapia fotodinâmica mediada por nanoemulsão de cloreto alumínio-ftalo cianina ou de curcumina
Marcio José Poças-Fonseca, Luiz Alexandre Muehlmann, Anamélia Lorenzetti Bocca, Ildinete Silva Pereira
Genética Forense
(i) Investigação e desenvolvimento de metodologia para fenotipagem forense, em particular cor da pele e idade biológica; (ii) uso da ancestralidade genética na investigação forense; (iii) estabilidade de ácidos nucléicos pós-morte
Silviene Fabiana de Oliveira
Antropologia Biológica
(i) Investigação e desenvolvimento de metodologia para fenotipagem forense, em particular cor da pele e idade biológica; (ii) uso da ancestralidade genética na investigação forense; (iii) estabilidade de ácidos nucléicos pós-morte
Silviene Fabiana de Oliveira
Ecologia e Evolução de Drosofilídeos
Assembléias de drosofilídeos do Cerrado tem sido investigadas há mais de vinte anos, e revelaram a ocorrência de 120 espécies neotropicais e 14 exóticas a essa região biogeográfica.  A abudância e diversidade de moscas são afetadas pelo tipo de vegetação, grau de perturbação ambiental e, principalmente, pelo efeito da sazonalidade. Esta linha de pesquisa visa aprofundar a compreensão desses padrões em diferentes escalas temporais e espaciais, e identificar processos evolutivos a eles relacionados.
Rosana Tidon
Invasões Biológicas
Ao longo de mais de 20 anos de monitoramento de drosofilídeos no Cerrado, foi detectada a chegada e estabelecimento de quatro espécies exóticas à Região Neotropical: Zaprionus indianus, Drosophila nasuta, D. suzukii e Z. tuberculatus. Essas espécies impactam comunidades de drosofilídeos, algumas preocupam agricultores em todo o mundo, por sua capacidade de ovipositar em frutos ainda íntegros. Os resultados obtidos nesta linha de pesquisa contribuem para um melhor entendimento da dinâmica entre espécies invasoras e o ambiente invadido.
Rosana Tidon
Ensino de Evolução
O processo evolutivo é a base de entendimento para todas as disciplinas vinculadas às Ciências Biológicas, mas sua compreensão é dificultada por uma série de fatores. Esta linha investiga dificuldades para o ensino de evolução, bem como propõe alternativas para que aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nessa área.
Rosana Tidon
Nanomedicina
Desenvolver soluções biomédicas com a utilização da Nanotecnologia. Objetivo principal desta linha é melhorar protocolos terapeuticos convencionais por meio do uso de nanopartículas carreadoras que otimizem os efeitos terapeuticos. No momento temos dois alvos principais, o câncer de mama e o tratamento de parasitoses negligenciadas.
João Paulo Figueiró Longo
Vacinas para câncer de mama
A ideia central do projeto é desenvolver um sistema de vacina antitumoral a partir da indução de morte celular imunogênica induzida in vitro pelo tratamento de células de câncer de mama com nanocarreadores contendo os dois quimioterápicos paclitaxel e doxorrubicina.
João Paulo Figueiró Longo
Aplicações na área de Biologia Sintética
SynBio 3D- Almeja manipular estruturas biológicas computacionais componentes do primeiro circuito genético desenvolvido e imprimi-las em 3D, com o objetivo de facilitar a educação de estudantes de cursos de ciências da vida a respeito dos processos biológicos. Método de diagnóstico para SARS-CoV-2 baseado em Ribozimas e DNA Beacon.
Cíntia Marques Coelho
Desenvolvimento de ferramentas na área de Biologia Sintética
Avaliação de ferramenta baseada no sistema CRISPR-Cas9 para edição genômica multiplex de Cryptococcus neoformans. SHIP: um programa baseado em anotações para identificação de possíveis safe harbours genômicos em organismos modelo eucarióticos. Avaliação in silico da essencialidade gênica do cromossomo III sintético de S. cerevisiae, por meio de análises Gene Ontology e dados da literatura. Construção de banco de dados com partes biológicas para Cryptococcus neoformans.
Cíntia Marques Coelho

O departamento é fisicamente organizado em laboratórios e áreas coletivas. Os nomes dos laboratórios e os pesquisadores responsáveis por alguns dos espaços são listados abaixo:

Laboratórios do Departamento de Genética e Morfologia

Nome Descrição Professor Responsável Link (caso haja)
Laboratório de Biologia Sintética (Synbio Lab)
O Laboratório de Biologia Sintética do Departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasília, DF, Brasil busca, através da Biologia Sintética, desenvolver ferramentas de regulação de expressão gênica e de diagnóstico, ferramentas computacionais e gerar mutantes de diferentes organismos que permitam a investigação de várias questões biológicas importantes.
Cíntia Marques Coelho
Laboratório de Nanobiotecnologia
Desenvolve estudos de síntese, caracterização e aplicação biológica de nanomateriais
Mônica Pereira Garcia
Laboratório de Nano BioImagem
Desenvolve estudos de síntese, caracterização e aplicação biológica de nanomateriais
João Paulo Figueiró Longo

O departamento possui vinculo com Diversos programas de pós graduação da Universidade de Brasília. 

Pós-Graduação

Nome pós-graduação Link
Biologia Animal
Patologia Molecular
Ecologia
Nanociência e Nanobiotecnologia
http://www.ppgnano.unb.br/
ProfBio – Rede Nacional
Ir para o conteúdo